As marcas estão entendendo que sustentabilidade não é um modismo, mas uma necessidade e que devem mudar a forma de atuar e obter lucro. Nesta sessão, Alvaro Almaida, do Report Sustentabilidade, discutiu os desafios que as marcas enfrentam neste contexto com vários convidados. Por Ale Kalko

“Atualmente, novas relações de consumo estão sendo moldadas. Todo ato de compra também é um ato político. É através do consumo que as pessoas têm o poder de recompensar ou punir uma marca”, disse o moderador Alvaro Almeida. No Brasil, no entanto, essa forma de persuasão através do consumo não é muito utilizada. As questões financeiras e sociais foram apontadas como uma razão.

Na discussão seguinte com a consultora independente Tarcila Urcini e Cyrille Bellier (Utopies Brasil), afirmou-se que as marcas devem desenvolver relações éticas duradouras voltadas para a preservação. Esta transformação busca uma melhor conexão com o consumidor e um menor impacto para o meio ambiente. As marcas devem levar em conta o meio ambiente e o impacto na comunidade.

PERFIL SUSTENTÁVEL

Designers e comunicadores devem educar seus clientes sobre a importância de um perfil sustentável e sua prática deve ser consistente com esse discurso. O envolvimento e as ações da empresa devem ser comunicados aos consumidores. Consequentemente, os consumidores se tornarão mais conscientes.

Tudo isso é um processo de mudança de médio a longo prazo que exige o envolvimento das empresas, da sociedade e do governo. O último, segundo disseram, deve desenvolver políticas públicas de sustentabilidade mais fortes que estimulem e controlem as ações das empresas.