Em duas sessões consecutivas, a designer industrial holandesa Babette Porcelijn ajudou os participantes a descobrirem seu próprio impacto no meio ambiente e a pensar em formas de projetar  sem esse impacto oculto. Por Camila Fraga

Após uma introdução sobre o impacto do nosso comportamento como consumidores, Babette Porcelijn, autora de The Hidden Impact, convidou os participantes a descobrirem o que causa maior impacto sobre o meio ambiente. Com a ajuda de um formulário, os participantes listaram seus bens e hábitos alimentares (carne, lácteos, vegetais) e meios de transporte que utilizam (carro, avião, transporte público). Em seguida, eles tiveram que estabelecer metas para adquirir um estilo de vida sustentável.

Os participantes então discutiram o que poderiam fazer para alcançar seus objetivos. As soluções incluem, por exemplo, reciclagem, fazer mais uso das coisas que você já possui, comprar coisas de segunda mão, reparar o que está quebrado, usar meios de transporte alternativos, não desperdiçar, encontrer fontes alternativas de energia para sua casa ou diminuir o impacto do seu alimento, diminuindo o consumo de carne.

PEQUENAS MUDANÇAS

Porcelijn então elaborou o significado do termo “eco-neutro”, que se refere a um estilo de vida que equilibra os impactos positivos e negativos do seu comportamento, sem necessariamente ter que mudar completamente o seu modo de vida. Estas são pequenas mudanças que farão a diferença.

Para finalizar a primeira sessão, os participantes fizeram um exercício para encontrar a melhor maneira de acabar com três dos seus maiores impactos, ou pelo menos diminuí-los de alguma forma.

DESIGN ECO-POSITIVO

Na segunda sessão, Porcelijn discutiu o “modelo de negócios eco-positivo”, que traz impacto mais positivo do que negativo, e na verdade regenera o meio ambiente. Esses modelos comerciais são circulares, limpos, eficientes, globais e justos.

Em pequenos grupos, os participantes tiveram que escolher um produto – por exemplo, um telefone celular – desenhar toda a cadeia de produção desse produto, estabelecer os impactos ocultos naquela cadeia e propor soluções que reduzam esses impactos em consequências mais positivas. Este exercício foi muito importante para ajudar os participantes a perceberem como apenas um produto comum pode ter tanto impacto negativo no mundo. Para acabar com todos, cada grupo fez uma apresentação sobre o produto escolhido e as alternativas levantadas.