“Patricia Espinosa é incrível. É uma grande aliada”, disse Aline Cavalcante, cicloativista brasileira, depois de seu encontro com a secretária executiva da Divisão das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Conversamos com Aline em sua passagem por Amsterdã na volta de sua reunião em Bonn, Alemanha.

Depois da impressionante e comovente fala de Aline no WDCD Live Amsterdam, em maio, Marcelo Ebrard, o ex-prefeito da Cidade do México, chamou-a ao palco para apresentar seu projeto no World Council on Climate Change, em Bonn. Daí surgiu seu encontro com Espinosa, ex-embaixadora do México na Alemanha que atualmente supervisiona a execução do Acordo de Paris sobre o clima como diretora do UNFCCC, também localizado em Bonn.

A jornalista brasileira transformou-se em defensora da Mobilidade Ativa (mobilidade humana independente) quando se deu conta do pouquíssimo espaço disponível para pedestres e ciclistas em uma cidade como São Paulo. A predominância dos automóveis não afeta somente o meio-ambiente, mas também a saúde dos cidadãos e as estruturas sociais na cidade, onde as pessoas perdem a oportunidade de se cruzar e se conhecer entre as ruas.

BREVE E ESSENCIAL
Com o apoio do Movimento Progresista Asociacion Civil, de Ebrard’s, e What Design Can Do, na semana passada Aline viajou à Alemanha para encontrar Espinosa. “Foi um encontro curto, de meia-hora, mas muito importante para mim”, disse Cavalcante. “Espinosa é incrível, ela tem esse espírito latino-americano forte e enérgico. Nos conectamos imediatamente. Ela me disse que ficou impressionada ao saber que temos esse movimento expressivo em torno da mobilidade no Brasil. E agradeceu o manifesto com que a presenteei, pois, segundo ela, a mobilidade ativa é um problema do qual as pessoas ouvem falar, mas ainda não é um assunto claro na elaboração de políticas públicas. Ela prometeu divulgar o manifesto entre os signatários do Acordo de Paris.”

MAIS RÁPIDO, MAIS SIMPLES
No manifesto, mais de vinte organizações e grupos ativistas lutam para que a mobilidade ativa seja incluída em planos nacionais para mudanças climáticas. Argumentam: “A mobilidade ativa é um importante, pacífico, humano e limpo aliado na luta contra o aquecimento global e contra doenças modernas como a obesidade, stress e problemas respiratórios. Na maioria das cidades onde caminhar e pedalar são meios de transporte oficiais, eles englobam de 20 a 60% das viagens diárias. No setor de transporte, é também uma maneira de conquistar resultados imediatos e excelentes para a sociedade.”

O PREFEITO DE PARIS
Espinosa também se comprometeu a colocar Aline em contato com o escritório do prefeito de Paris para discutir a ambiciosa política de mobilidade da cidade (cidadãos que abrirem mão de seus veículos podem optar por um reembolso de 400 euros para uso no transporte público ou por comprar uma bicicleta). “Isso também é muito importante para mim”, diz Aline. “Estamos vivendo um momento muito negativo em São Paulo, agora que o novo prefeito está voltando atrás com todas as medidas pelas quais temos lutado durante os últimos anos. Contatos e apoios internacionais podem nos ajudar a fortalecer a nossa credibilidade.”

PNUMA
Por fim, Espinosa ofereceu colocar os signatários do manifesto em contato com o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), outra entrada para o cenário internacional. Em outras palavras, What Design Can Do tem ajudado a abrir as portas para Aline Cavalcante, que confirmou isso ao vestir sua camiseta WDCD para o encontro. Estamos felizes em promover e ajudar em uma causa tão nobre e importante!

Bora pedalar, Aline!