Na África do Sul a startup Khepri Biosciences está fechando a cadeia na produção de carne. A empresa combate os matadouros e o desperdício de alimentos através de moscas que, posteriormente, são usadas como proteínas alimentares de baixo custo para o gado, substituindo as farinhas de peixe e soja. O projeto de bioconversão de Khepri é um dos primeiros inscritos no WDCD Climate Action Challenge.

Os primeiros projetos inscritos no WDCD Climate Action Challenge estão disponíveis na plataforma do Challenge para usuários cadastrados. Estamos satisfeitos em saber que as inscrições vêm de todas as partes do mundo: Quênia, Tanzânia, Burkina Faso e África do Sul, Nepal, Indonésia e Malásia, Trinidad e Tobago e Estados Unidos. Os projetos são classificados em três categorias: startups, profissionais e estudantes.

IDEIAS VISIONÁRIAS

As propostas englobam de ideias muito simples a ideias geniais. Entre as últimas está a LASER TREE (árvore de laser), que utiliza tecnologia laser para transformar CO2 da atmosfera em oxigênio. Um projeto mais prático é o de distribuir estações de rádio móveis em mochilas entre as 17 mil ilhas indonésias que não estão conectadas à internet. Os rádios podem ajudar a avisar as pessoas sobre possíveis futuras enchentes e desastres naturais, mais comuns devido às mudanças climáticas.

Outro projeto propõe a construção de uma “universidade vertical” nas encostas das montanhas do leste do Nepal. Em vez de uma educação centralizada, o Nepal precisa de “custos baixos, tecnologia simples e oportunidades educacionais no campo, localizadas nas comunidades”, escrevem os concorrentes. “Ao criarem ‘Zonas de aprendizagem’ por conta própria, esses espaços de saber compartilhado podem impulsionar o empreendedorismo e colaboração”.

BANANA PAPER
Outras propostas incluem papéis feitos de fibras da folha da banana, briquetes feitos de biomassa como alternativa à lenha, edifícios energeticamente eficientes e econômicos e alternativas à agricultura tradicional.

Com os nossos parceiros da IKEA Foundation e Autodesk Foundation sabemos que há muitas ideias a caminho. Esses projetos iniciais são apenas o começo – pois sabemos que ainda há muitas ideias a caminho – mas já demonstram a diversidade em todos os seus aspectos. Um sinal promissor.

ACOMPANHE O CLIMATE ACTION CHALLENGE
Alguma ideia inovadora que nos ajude na adaptação às mudanças climáticas? Inscreva a sua proposta no WDCD Climate Action Challenge. Se quiser saber mais sobre as principais abordagens do Challenge, visite a nossa plataforma e confira nosso manual desenvolvido por nossos parceiros da STBY.