“Nós temos uma importante mensagem para o mundo e um projeto estratégico local, desenvolvido para envolver e agradecer às comunidades locais”, afirma o arquiteto residente em São Paulo Marko Brajovic sobre os resultados do Workshop de Arquitetura Virtual que ocorreu na Amazônia. A natureza do projeto (em todos os sentidos) permaneceu em segredo até ser inserida no WDCD Climate Action Challenge, mas Brajovic conta que estava “totalmente surpreso com o resultado”.

Dez participantes do Brasil, Espanha, Philippines, Japão e Inglaterra integraram o workshop de Arquitetura Flutuante organizado pela Architectural Association (AA). O grupo ficou reunido durante duas semanas nas margens do lago Mamori, no meio da floresta tropical amazônica, para trabalhar junto da população local em soluções arquitetônicas que possam se adaptar às variações de marés e elevação do nível das águas.

Brajovic, Nacho Marti, professor da AA School, e a especialista em biomimética Alessandra Araujo conduziram uma equipe de arquitetos, designers e biólogos. Cerca de dez habitantes locais contribuíram com suas próprias experiências a respeito das cheias do lago.

EXPERIÊNCIA INCRÍVEL
“Estabelecemos um laboratório temporário no meio da floresta”, explica Brajovic, “onde trabalhamos com quase vinte pessoas por mais de uma semana em uma proposta de projeto. Não poderíamos imaginar o grau de inspiração que nossa equipe atingiria a partir do contato com a cultura local e o contexto natural. Tínhamos todos os ingredientes, e uma experiência incrível proporcionou o projeto final”.

Brajovic não irá divulgar o resultado do workshop ainda, mas deixou bem claro que o inscreverá no WDCD Climate Action Challenge e que toda a equipe está determinada em desenvolver o projeto no futuro.

Vamos manter o segredo por aqui… Quem sabe as fotos a seguir possam dar algumas pistas enquanto aguardamos a divulgação dos finalistas!