Mesmo aqui debruçados nas mudanças climáticas durante os últimos dias, não esquecemos de nossos cinco finalistas do WDCD Refugee Challenge do ano passado, que se uniram com a Agência de Refugiados da ONU (UNHCR) e a IKEA Foundation. Depois de uma série de adaptações: eis o AGRIshelter.

A interação é peça-chave na maioria dos processos de design, e certamente faz parte do AGRIshelter, o abrigo sustentável e autoconstrutivo que, um ano atrás, foi um dos vencedores do WDCD Refugee Challenge. Recentemente, um terceiro protótipo foi construído em Milão, Itália.

“Precisamos testar mais modelos e, para facilitar as coisas, decidimos construir um ambiente de 3×3 metros que possa funcionar como uma casa de bonecas para crianças”, afirma Narges Mofarahian, criador do projeto. “Desta maneira, podemos simplificar a técnica necessária em relação a uma casa familiar completa. Com essa ‘casa de brinquedo’ pudemos testar um novo design utilizando componentes de madeira e um telhado de tecido pré-fabricado fornecido pela Ferrino. Construímos o AGRIshelter com uma equipe de estudantes e refugiados e deu tudo certo.”

MONTES DE PALHA
O AGRIshelter foi concebido por Mofarahian como parte de sua tese da Politécnica de Milão. O arquiteto iraniano desenvolveu um abrigo construído com materiais locais, como montes de palha, e que podem ser construídos por qualquer pessoa em um dia – mesmo sem qualquer experiência. A construção barata e sustentável é biodegradável e, apesar de concebida como uma casa para refugiados, pode servir como um abrigo de emergência em qualquer situação de calamidade.

Embora um novo design se desenvolva a cada novo modelo, o AGRIshelter também se desenvolveu em um sentido organizacional. “Estabelecemos uma organização sem fins lucrativos para estudar e aplicar o projeto do AGRIshelter”, diz Mofarahian. “Ainda temos obstáculos de base legalpara superar, mas a AGRIshelter poderá receber doações de investidores e instituições parceiras.”

UMA CASA DE VERDADE
A associação já recebeu um primeiro parceiro, comemora Mofarahian. “A ONG CasciNet, de Milão, encomendou uma casa completa para uma mãe romena e seus três filhos desabrigados. Será uma casa de verdade, com todos os equipamentos necessários. Começaremos a construção em três semanas, e novamente trabalharemos com refugiados, o que é parte importante de nosso projeto. A construção colaborativa traz novas oportunidades aos participantes: eles conhecem pessoas novas e adquirem novas experiências.”

A prefeitura de Milão aguarda os resultados deste novo projeto antes de encomendar novos AGRIshelters, e enquanto isso as experiências com a casa serão publicadas no site para atrair novos parceiros. “Estamos abertos a quaisquer oportunidades que exijam sustentabilidade, construções fáceis e abrigos de emergência”, conclui Mofarahian.